Oficinas
As oficinas são atividades de caráter lúdico e pedagógico, que visam desenvolver competências relacionadas às temáticas ligadas ao processo de aprendizagem, através da experimentação e da expressão artística. Toda oficina de atividades educacionais necessita promover a investigação, a ação, a reflexão, combinar o trabalho individual e a tarefa socializada e garantir a unidade entre a teoria e a prática. O pensar, o sentir e o agir são elementos permanentes numa oficina pedagógica. As práticas educativas desenvolvidas através de oficinas são formas de conceber a educação que envolve o atendido, o educador, os recursos disponíveis, inclusive, as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem. As oficinas pedagógicas, na atualidade, são vistas como uma forma de facilitar a atividade, a ação, a participação do atendido no seu processo de produzir fatos sociais, de trocar informações, enfim, de construir conhecimento.
Projetos
Os projetos sociais na educação são iniciativas que visam promover a inclusão, a cidadania, a participação e a transformação social por meio de ações educativas que complementam, ampliam ou inovam as práticas pedagógicas formais.
Vantagens e impactos dos projetos sociais Cavanis
Os projetos sociais da instituição buscam trazer diversas vantagens e impactos positivos para os indivíduos e para as comunidades envolvidas, tais como:
-
Estimular o interesse, a motivação e o protagonismo dos estudantes, ampliando seus horizontes de aprendizagem e de atuação no mundo.
-
Desenvolver habilidades e competências socioemocionais, como a criatividade, a colaboração, a comunicação, a resolução de problemas, a empatia, a autoestima e a resiliência.
-
Promover a valorização da diversidade, da cultura, da arte, do esporte, do meio ambiente e dos direitos humanos, fortalecendo a identidade, a autoexpressão e a convivência democrática.
-
Contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, da frequência escolar, da redução da evasão e da prevenção ao trabalho infantil, ao uso de drogas e à violência.
-
Fomentar o envolvimento e o compromisso de educadores, gestores, famílias e demais atores sociais com a educação, criando redes de apoio, de cooperação e de mobilização.
-
Gerar oportunidades de geração de renda, de emprego, de empreendedorismo e de desenvolvimento local, estimulando a autonomia, a solidariedade e a sustentabilidade.
Projeto de música
O projeto abrange o aprendizado de flauta, violão e percussão.
Coordenação da professora de música Monalisa, e ajuda do oficineiro Gustavo.
Projeto Integração Tecnologica
O projeto visa a capacitação do atendido, através da integração as ferramentas digitais.
Buscando assim a preparação para o mercado de trabalho.
O projeto é coordenado pelo educador Éder.
Projeto Empreender
O projeto visa a capacitação do atendido, impulsionando o mesmo para a descoberta de possibilidades na vida profissional.
O projeto é coordenado pelo educador Éder.
Projeto mulheres amadas
O projeto mulheres amadas é um proposta que vem de encontro com as demais ferramentas de promoção, desenvolvidas pela Casa da Criança.
Com um olhar voltado para as famílias, em especial as mulheres que compõem estas. O projeto visa trabalhar a autoestima, a valorização feminina, o progresso pessoal e profissional.
Psicoterapia para responsáveis
A psicoterapia para os pais funciona como um meio de acolhimento e orientação para todas as partes. Com foco no bom relacionamento, onde a criança/adolescente se sintam seguros e confiantes para desenvolver suas etapas da forma mais harmoniosa, também de acordo com as recomendações dos pais, sem interferir nas escolhas pessoais da criança.
Psicoterapia atendidos
A psicoterapia infanto-juvenil é o cuidado e a atenção com a saúde mental de criança e adolescentes. É um espaço potencial para acolhimento das angústias, medos, inseguranças e um momento de intervenções com os pais.